quinta-feira, abril 20, 2006

Parque Nacional da Quiçama

Aos 1 de Abril de 2006 comecei, finalmente, a ter contacto com o Continente Africano!
Saí de Luanda pela fresca (mesmo assim ainda andei 2 horas a tentar pôr gasóleo), e rumei a Sul.

A primeira paragem foi no Miradouro da Lua. Fantástico.
Logo a seguir ao miradouro toda a gente sabe onde eu fui (coisa feia a inveja...).
A seguir às vermelhinhas continuei para sul. Para atravessar o Rio Kuanza paguei 210 AKZ na portagem (só 420$00)!

Um pouco mais à frente encontrei a placa do "Paqrue Nacional da Quiçama".

Logo a seguir ao portão do parque, junto à estrada asfaltada (que faz Luanda - Lobito), iniciei o safari; 39Km da mais pura picada angolana. Meia dúzia de Km volvidos o primeiro bando de macacos. Lindo!!
No fim da picada existe um aldeamento de cubatas (modernas) onde pernoitei. O restaurante, com uma vista absolutamente deslumbrante (foto de cima à direita) é explorado por uns portugueses que lá vivem (no mais puro isolamento). Assim que cheguei comecei a seguir um rasto de pegadas enormes que havia marcado no chão; quando o rasto me levou até ao início da zona arborizada, em direcção ao rio, julguei que não sobrevivia.... Fui completamente comido por mosquitos, de tal forma que regressei imediatamente e quando cheguei ao aldeamento, as pernas pingavam sangue!!! (não era meu era dos mosquitos que entretanto já tinha morto).
O jantar foi à luz da Lua e das tochas que alumiam o restaurante.
Combinou-se o passeio de Unimog para o dia seguinte, às seis da manhã.

Às seis da manhã, em ponto, lá estava! Confesso que a excitação não era pequena.


A floresta da Quiçama não é do tipo de savana que estamos habituados a ver na BBC! Esta é uma floresta densamente arborizada, mas sobretudo com arbustos e catos.
Vi macacos, muitos, passarada aos milhares, desde melros metálicos, abutres, águias, tocanos..., zebras (mas não em manada), gnus muito ao longe, veados, avestruzes, e uma data de outros herbívoros de grande porte, mas que não sei o nome (também não interessa, o nome vem nos livros, os animais é que náo!).

O passeio continuava, e já só faltava ver dois animais que se sabe habitarem o parque: girafas e elefantes.
Das primeiras há 2, mas não conseguimos ver; elefantes há 3 grupos, um de 9 elementos, um com 15 e outro com 21!
Mas tardavam a aparecer....
Andavamos nós no terreno deles, cheio de marcas da sua passagem nas arvóres e rastos no chão, fezes, muitas fezes mesmo... mas elefantes nada, quando de repente!
Nem fui capaz de dizer nada. Estava a olhar em frente, para a picada, vejo um animal fantástico a passar a picada. Levou segundos!, e incrivilmente escondeu-se na mata com a mesma rapidez com que tinha aparecido. É impressionante. Grande e cor de terra! Não são cinzentos, aqui, o chão que eles pisam não é de cimento como no zoo!!

Agora sim, cheguei a África... Posted by Picasa