sexta-feira, março 17, 2006

E dizem que o trânsito em Luanda é caótico.

 Posted by Picasa

Saudade...

Para quem não sabe, CUCA é a cerveja nacional de Angola (há quem diga que é feita com a água do Rio Kwanza).
Eu já provei. Várias vezes até!...

Mas o verdadeiro interesse desta fotografia não são propriamente as características da cerveja, mas sim o anúncio em sim.

Esta fotografia foi tirada em pleno Largo do Kinaxixi (antiga Maria da Fonte), e o anuncio sinaliza nada mais nada menos do que o prédio onde os meu tios e padrinhos viviam em Luanda!

Saudade...
 Posted by Picasa

quinta-feira, março 16, 2006

Instantâneos

 Posted by Picasa

O milagre

Esta é a vista do meu apartamento, a Baía de Luanda.

Para os que não conhecem, a Baía de Luanda fica circunscrita a Leste pelo continente propriamente dito (cidade de Luanda), e a Oeste por uma "ilha" de barreira, a não menos famosa Ilha de Luanda (na prática não é uma ilha mas uma restinga e eu não podia deixar de o dizer).

Haveria muito para dizer sobre a Ilha, mas ficará para um próximo post.


Voltando à Baía...


Como ainda não tenho viatura própria,
todos os dias os meus colegas me vão buscar. E hoje não foi excepção.
Então vinha eu sentado no banco de trás do nosso SUV a contemplar a baía (e a confusão do trânsito à nossa volta, confesso) quando vejo... MILAGRE... qual Jesus sobre o Rio Tibríades, dois indígenas a andar. Literalmente a andar na baía.
Pois é, constatei que um dos encantos desta baía é que, mais para Sul (pelo menos), junto ao fecho da mesma, ao contrário do que parece, a altura de água não deve ser superior a 80cm.

Andariam às cadelinhas?
 Posted by Picasa

Lagarto Azul

Este foi o meu primeiro contacto com a fauna local.
Perguntei como se chamava o lagarto, e responderam-me:"Sardão".
Assim seja, apresento-vos um Sardão Azul.
 Posted by Picasa

O meu apartamento...

O meu apartamento fica situado numa zona invejavel!

Primeira linha de água da Baía de Luanda.

Todos os dias acordo à temperatura ambiente (da casa), perfeitamente controlada a 22º (à custa de 3 AC), abro a janela e sou literalmente bafejado pelos 40º da rua (isto às 7 da manhã, 6 horas em Portugal Continental e Madeira, 5 da madrugada no Arquipélago dos Açores) e pelo intenso cheiro a maresia!
Faz-me lembrar o Tejo.

O apartamento é fantástico!
Tem uma grande sala de jantar e convívio, cozinha, WC, uma sala de estar e o meu quarto. Todos equipados com ar condicionado.

A entrada do prédio tem todos os vidros partidos e a porta da rua aberta 24 horas por dia (sinceramente nem posso garantir que sequer exista porta).

O buraco do elevador e as grades de protcção (ainda) existem, mas o elevador abalou (há quem diga que foi visto há pouco tempo em Cabinda...).

Resumindo, subo o 2º andar a pé (estava pior se vivesse no 6º ou 7º que creio existem), por entre as grades do elevador e os portões de chapa soldada e ferrro que protejem todas as portas de todos os apartamento, fechados a cadeado.

Quando chego ao meu andar abro o primeiro portão; ajoelho-me junto à minha porta e abro o cadeado da minha porta de grades. Depois, só depois, abro a porta de casa, em madeira. Bonita. Posted by Picasa

Praia das Palmeirinhas

Este foi o meu primeiro contacto com as famosas praias angolanas.

Devo confessar que vai ser muito dificil habituar-me à água "fresquinha" o nosso rectângulo...

Não se deixe iludir pelo tom acinzentado do céu; estavam cerca de 40º na praia! A areia escalda como eu nunca me lembro de ter sentido!!!!


BEM-VINDO A ANGOLA
 Posted by Picasa
Este vai ser um local por excelência para divulgar esta passagem pela "MÃE ÁFRICA"